Equipa

Cat Martins

Cat Martins (pronomes neutros) é Docente de Educação Artística na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde dirige o Doutoramento em Educação Artística. Cat Martins é investigadorie no i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, onde coordena o LABEA (Laboratório de Investigação em Educação Artística). Tem Licenciatura em Belas Artes – Pintura, Mestrado em Educação Artística e Doutoramento em Educação. O seu trabalho está centrado na história do presente do ensino das artes e, actualmente, desenvolve investigação sobre a historicização da ideia de criatividade e infância, desde o final do século XVIII até ao presente, através de uma perspectiva de governamentalidade e decolonial.

Pedro Daniel Ferreira é Professor Auxiliar na Universidade do Porto e investigador do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE). Doutorado em Psicologia, tem desenvolvido trabalho sobre participação cívica e política e o desenvolvimento político de jovens e adultos. Mais recentemente, vem aprofundando o seu interesse pelos modos como os contextos, as tecnologias e os media digitais podem ser relevantes para a subjectivação política e para a educação política. Nesse âmbito, tem participado em diversos projetos de investigação nacionais e internacionais, tendo ainda coordenado os projetos JoSeES – Jogos Sérios no Ensino Superior: Impactos, Experiências e Potencial (2016-2019, FCT) e DISK – Digital Immigrants Survival Kit (2019-2022, ERASMUS+). É membro da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.


Tiago Assis

Tiago Assis é licenciado em Design de Comunicação pela Escola Superior de Artes e Design, tem um Master em Produção Multimédia pela Universidade de Barcelona e é doutorado pela Universidade de Valencia. Depois de ter desempenhado profissionalmente várias funções como Designer, iniciou a sua actividade como docente em 2001 na Escola Artística Soares dos Reis, onde leccionou até 2007. É professor e investigador na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto desde 2008. Actualmente, investiga sobre tecnologia ao nível do poder, da cultura, da identidade e da linguagem no i2ADS. Este trabalho iniciou-se em 2001 a partir de experiências em comunidades info-excluídas no contexto do Identidades – Movimento Intercultural entre Moçambique, Cabo Verde, Brasil e Portugal. Esta investigação foca-se cada vez mais nos contextos da Educação Artística.

Melina Scheuermann
Bolseira

Melina Scheuermann (ela) é doutoranda em Educação Artística na Faculdade de Belas Artes e na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Possui mestrado em Estudos Cinematográficos pela Universidade de Estocolmo, Suécia, e bacharelado em Estudos Culturais (Major) e Educação Artística-Media-Estética (Menor) pela Universidade de Bremen, Alemanha. Os seus interesses artísticos e de pesquisa evoluem em torno da educação artística, história da educação, discursos visuais, ecologia, bem como teoria pós-colonial, pós-estrutural e feminista. Seu perfil é complementado por diversas experiências profissionais em educação artística, educação política, serviço social e produção de documentários.

Raquel Boavista
Bolseira

Raquel Boavista, 1989. Mestre em Design da Imagem (2016-18) e licenciada em Design de Comunicação (2008-12), ambos pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Concluiu o ensino secundário na Escola Artística Soares dos Reis (2004-07), no curso de Design de Comunicação, com especialização em Design Gráfico. É designer gráfica, com ênfase para o design editorial, em regime freelancer. Encontra-se no 2º ano do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º. Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (FBAUP/FPCEUP), em estágio na Escola Artística Profissional Árvore, na área específica do Design e Produção Gráfica. Gosta mais de escrever do que desenhar e sempre se sentiu do lado “errado” das artes por causa disso. “Sofre” de um certo ímpeto por fazer e uma dificuldade em ociar.